Páginas

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Manifestação nos estádios

Foto: Nilton Fukida/Estãdo Conteúdo
Opinião:Por Hícaro Teixeira

As manifestações anunciadas durante todos esses meses ocorreu dentro do estádio ontem, na abertura da Copa do Mundo. Se a presidente Dilma Rouseff foi vaiada - coisa boa ela não andou fazendo para as coisas chegarem a esse ponto. O tom de agressividade levantado no estádio é o mesmo que o governo levanta para a população nesses 4 anos.
Portanto, é legítimo a manifestação de pensamento - e vale lembrar que não é um "patriotismo inatural" - e sim liberdade de expressão.
Vale lembrar, no entanto, que a Constituição Federal no inciso IV do artigo 5º. assegura que é “livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”, e o parágrafo 2º, do mesmo artigo constitucional, também veda “toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”. A liberdade de expressão é um instrumento da democracia - e tem que ser respeitado.
A FIFA está querendo barrar torcedores que estão entrando no estádio com cartazes, faixas ou mesmo vestir roupas que exprimam opiniões políticas - e isso fere a liberdade de expressão.
O mais engraçado no meio desse acontecimento é que a elite sempre leva a culpa, só porque os xingamentos e vaias partiram da arquibancada em que o valor do ingresso é R$ 990,00. E não foi a primeira vez que isso aconteceu. Na Copa das Confederações, a presidente foi vaiada também, no Estádio Nacional em Brasília.
A Dilma pode passar em um bairro pobre que é vaiada e xingada da mesma forma.
Foto: Nilton Fukida/Estãdo Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário