Páginas

domingo, 12 de janeiro de 2014

Lúcifer passou mal no Carandiru. Por Hícaro Teixeira

Por Hícaro Teixeira

"Já ouviu falar de Lúcifer? Que veio do inferno com moral. Um dia... no Carandiru, não... ele é só mais um, comendo rango azedo com pneumonia", É o que diz a letra do vocalista do Racionais MC'S, Mano Brown, na música 'Diário de um Detento' - escrita em outubro de 1992.


Em outubro 2013, quem continuou escrevendo a letra foi a jornalista Cynara Menezes, em uma reportagem especial na revista Carta Capital. Ela relatou as condições subumanas dos presos nos presídios brasileiros; mostrou também a preocupação do Estado, que diz ser Democrático de Direito, e como sempre: a corrupção entre políticos e empresários.

Segundo a reportagem, uma parte das empresas que fornecem marmitas, contratadas através do processo de licitação do governo, "nem sequer paga funcionários, pois os presos trabalham na cozinha dos presídios e, além do mais, cobra do poder público pelas refeições fornecidas preços até duas vezes superiores aos praticados do lado de fora".

Essas denúncias ocorrem no governo PSDB, em Minas Gerais - gestão do Antonio Anastasia; no governo Agnelo Queiroz, do PT-DF; no Acre também PT, e Espirito Santo - PSB. Ah! E principalmente no maranhão, pela família Sarney, do PMDB.

"O ser humano é descartável no Brasil. Como modess usado ou bombril. Cadeia? Claro que o sistema não quis. Esconde o que a novela não diz", conta a letra do Racionais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário